15/01/2012

CONVERSAS SOBRE AS ELEIÇÕES EM TUPARETAMA : Dêva Pessoa é candidato.

Na noite de ontem (sábado, 14) após uma longa reunião (das 7 às 10) para analisar a conjuntura local e traçar estratégias de ação, as jovens lideranças dos partidos de oposição PDT, PSB e PSD fecharam compromisso em torno da candidatura a prefeito de Edvan Cesar Pessoa (PSD), o popular Dêva.

Também ficou definido que o candidato a vice sairá do grupo, provavelmente um desses três nomes: Denis de Deassis, Gustavo Galvão (Boquinha) ou Junior Honorato. Quatro candidatos a vereadores foram definidos na reunião: Anderson Rodrigues, Tiago Lima, Fátima Nascimento e Gilmar Aguiar.

Segundo Deva o grupo está aberto ao diálogo com outros partidos e lideranças de Tuparetama. Para entender o recado de Dêva, vamos analisar como se desenha o cenário político atual no município:

1- Os partidos da situação ainda não definiram seus candidatos. A maior liderança do grupo é naturalmente o prefeito Sávio Torres (PTB) numa situação confortável com a administração com mais de 80% de aprovação. O candidato de Sávio Torres é seu vice, Romero Perazzo, mas vem crescendo dentro do grupo um movimento em torno do nome de Valmir Tunu, secretário de Transportes. A indicação de Valmir Tunu ganha força com os rumores de adesão da família Patriota (Vanilda, Diórgenes e George Patriota). Se as conversas que circulam na cidade são verdadeiras, Sávio Torres tem à escolha três nomes: Romero Perazzo, Valmir Tunu e George Patriota. Um dos três sobrará.

2- Os partidos PR, PV e PT ainda não definiram sua posição. Estão divididos entre ser da situação ou da oposição. Vejamos o caso do PT: Ainda é parceiro e faz parte do grupo de apoio ao prefeito Sávio Torres, mas continua sendo um partido sem expressão e sem votos no município. Essa é a questão que aflige os petistas locais: como pode um partido que é “governo” há 8 anos não crescer e não eleger um vereador sequer? Não ter nem mesmo uma secretaria na administração municipal ? O atual presidente do partido, Reinaldi Daniel tem uma postura mais “independente” e mais propensa à oposição, resta saber se terá influência suficiente para convencer seus pares.

3- Quanto ao PR, sua principal liderança é o vereador Joel Gomes, correligionário de Vitalino e Vanilda Patriota. Adversário histórico de Sávio Torres, Joel está numa situação constrangedora com a possibilidade de vir a ocupar o mesmo palanque. Sobe? Quem conhece Joel, diz que não. Sem Joel o grupo de Vitalino Patriota ficará bastante fragilizado.

5- O PV é partido novo no município. Seu presidente, Zé Tunu, é da família do atual prefeito Sávio Torres. Zé Tunu é boa gente, mas não é político nem ambientalista. Aliás, quem são os outros “verdes” de Tuparetama?

6- Afinal só temos uma certeza: imprevisível e incoerente tanto quanto as novelas da TV, a política de Tuparetama traz novidades e reviravoltas a cada semana. Por isso aguardemos os próximos capítulos.

Um comentário:

  1. Meus Parabéns DEVA, Voce mostra que Tuparetama é a cidade maravilhosa demais para sucumbir a isso, tem futuro promissor, se a juventude dessa cidade assumir de fato seu papel contestador; de oposição e indispensável à construção de um futuro melhor, sem aceitar conchavos e acordos políticos inaceitáveis .
    O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias esses e outros descalabros.
    Conheça a verdade e resgate, da ”A VERDADEIRA HISTORIA DE TUPARETAMA” (“ se não vejam matéria na FOLHA de Pernambuco, desta Segunda-Feira: 09 de Abril de 2012, no primeiro caderno, Pagina Nº 9 Abaixo de” Editorial”, no artigo:” Tuparetama: Onde fica sua historia?” assinada pelo ”Cientista Social e Pesquisador da UFRPE – Hesdras Souto), para ver Crick no atalho- Link, abaixo do Jornal FOLHA DE PERNABUCO: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/Abril/09_04_2012/0076.html,
    Ou copie e cole o endereço da FOLHA DE PERNAMBUCO (que infelizmente tem pouca circulação pelo sertão do Pajeu), para acessar a matéria em seu computador, pelo HTTP://www. ...................................................
    Nesta Festa dos 50 anos de Emancipação Política do município, não acredite em mentiras.
    Não há fim para as coisas que podem ser conhecidas e sabidas. O mundo dos políticos é um mundo de somas e sombras, sem fim. É um caminho sem descanso para a alma.
    O que pedimos, tão somente é uma única coisa: simplicidade; reconhecimento queremos também um busto, do Sr Severino Souto de Siqueira, colocado num pedestal, onde é o seu lugar. Rogamos para que para que aquilo que se perderam no passado nos seja devolvido no futuro.

    “Certos Políticos querem fechar a imprensa. Desejam uma lei que os defenda da opinião pública. Aí acaba a democracia.
    ~ Frase de Arnaldo Jabor
    “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.”
    ~ Frase de Jean-Paul Sartre
    Arnon Hamilton

    ResponderExcluir