18/01/12

CONVERSAS SOBRE AS ELEICOES EM TUPARETAMA - 5 : O PREFEITO SÁVIO TORRES DEIXA PARA ABRIL O ASSUNTO "CANDIDATO"

Estamos numa reunião de trabalho, discutindo alguns encaminhamentos para a festa do cinqüentenário do município, em 11 de abril. No final da reunião o prefeito Sávio Torres aproveita para, a seu modo, comentar comigo as últimas notas políticas que saíram no meu blog, chamando-me, em tom de brincadeira, de “fofoqueiro”. "Esse tipo de notícias só causa mais agitação e muita discussão, ainda é cedo demais para mexer com campanha eleitoral" reclama. E se queixa também da pressão que vem recebendo dos partidos da sua coligação para definir os candidatos para as eleições deste ano.

Mesmo pressionado, nada tira a tranquilidade do prefeito Sávio Torres. Entra no 8º ano de gestão municipal com um índice de 90% de aprovação, segundo pesquisa realizada no final de 2011. Somando os índices de “regular” “bom” e “ótimo” a aprovação sobe para 96%. Diante desses números brinco com ele e aproveito o gancho para tentar arrancar alguma declaração interessante para o blog, mesmo depois de ouvir sua reclamação:

“Essa pesquisa mostra que sua administração é quase uma unanimidade, prefeito. Você vai deixar a prefeitura com uma popularidade maior que Lula. Se Lula conseguiu impor e eleger uma candidata quase desconhecida, você pode indicar quem quiser para sua sucessão”.

Sávio ri, é um político muito esperto para cair na minha cilada simples. “Nenhum político consegue transferir 100% dos seus votos”, revida. “Bem, se transferir pelo menos 60% da popularidade para seu candidato, a eleição está decidida. Já dá pra anunciar quem são seus candidatos a prefeito e vice?” Dou mais uma forçada de barra, aproveitando que particularmente nesta tarde ele está disposto a conversar. Mas até numa conversa informal, é ele quem gosta de dar o tom e determinar o rumo:

"É burrice tratar de sucessão e campanha eleitoral a esta altura do ano. Anda é muito cedo, falar desse assunto agora só vai gerar desgaste e dor de cabeça. Escreva aí: assunto eleitoral eu só trato depois de abril. Até lá minha atenção, minha dedicação e meu empenho é para a festa dos 50 anos de Tuparetama. É para fazer uma grande festa, uma festa inesquecível que estou mobilizado e vamos mobilizar toda a equipe de governo”

E diz, encerrando: “Eleição não é assunto de administração pública, é assunto de partido político e só vamos tratar deste assunto depois da festa de aniversário da cidade. Antes disso, tudo que falarem será apenas fofoca sem fundamento...”

Bem, na verdade estou resumindo a conversa e omitindo algumas frases nas quais citamos nomes de pre-candidatos e de partidos. Mas diante da ênfase de tratar do assunto somente depois de abril, não sou eu quem vai cutucar a onça com vara curta agora. E afinal de contas, eu não sou fofoqueiro, né?

[Tárcio Oliveira - publicado também em www.tarcioviuassim2.blogspot.com]

Um comentário:

  1. Conheça a verdade e resgate, da ”A VERDADEIRA HISTORIA DE TUPARETAMA” (“ se não vejam matéria na FOLHA de Pernambuco, desta Segunda-Feira: 09 de Abril de 2012, no primeiro caderno, Pagina Nº 9 Abaixo de” Editorial”, no artigo:” Tuparetama: Onde fica sua historia?” assinada pelo ”Cientista Social e Pesquisador da UFRPE – Hesdras Souto), para ver Crick no atalho- Link, abaixo do Jornal FOLHA DE PERNABUCO: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2012/Abril/09_04_2012/0076.html,
    Ou copie e cole o endereço da FOLHA DE PERNAMBUCO (que infelizmente tem pouca circulação pelo sertão do Pajeu), para acessar a matéria em seu computador, pelo HTTP://www. ...................................................
    Nesta Festa dos 50 anos de Emancipação Política do município, não acredite em mentiras.
    Não há fim para as coisas que podem ser conhecidas e sabidas. O mundo dos políticos é um mundo de somas e sombras, sem fim. É um caminho sem descanso para a alma.
    O que pedimos, tão somente é uma única coisa: simplicidade; reconhecimento queremos também um busto, do Sr Severino Souto de Siqueira, colocado num pedestal, onde é o seu lugar. Rogamos para que para que aquilo que se perderam no passado nos seja devolvido no futuro.

    “Certos Políticos querem fechar a imprensa. Desejam uma lei que os defenda da opinião pública. Aí acaba a democracia.
    ~ Frase de Arnaldo Jabor
    “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.”
    ~ Frase de Jean-Paul Sartre
    Família Souto de Siqueira Campos – Tuparetama-Pe

    ResponderExcluir